top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndrea Guilhon

Peles masculinas e seus cuidados

Atualizado: 25 de mar. de 2021

É fato! É crescente o interesse que os homens têm em cuidar da aparência - não só do físico, mas também da pele, do cabelo e da barba. Mas as vezes não sabem por onde começar, desde como cuidar da pele para evitar espinhas, cravos, oleosidade excessiva e rugas precoces, até simplesmente manter a foliculite bem longe e até como cuidar do cabelo e da barba.


Rotinas simples que irão fazer toda a diferença, em passos simples e com os produtos adequados.


A pele masculina difere da feminina devido à maior produção de testosterona no organismo, os homens acabam tendo que se preocupar mais com o aumento de gordura e de suor pelas glândulas sebáceas. Por esse motivo, eles acabam tendo a pele mais oleosa e mais espessa em comparação às mulheres, de acordo com estudos ultrassonográfico e análises histológicas.


Como possuem maior filme lipídico por conta do excesso de sebo e maior espessura na pele, é de se esperar que existe uma menor penetração dos cremes cosméticos na pele masculina em relação à feminina.


Primeiramente, há de se tomar algumas medidas importantes na rotina de cuidados masculina, como o uso de produtos com nanotecnologia que garantem maior penetração dos ativos para tratar a região. “Além disso, não se pode deixar de cuidar da pele antes de dormir, já que a permeabilidade cutânea é maior à noite do que de dia”.


Rotina diurna:

1º passo - Lave o rosto com um sabonete que ajude a remover toda a oleosidade do rosto sem ressecar a pele;

2º passo (opcional) - Em seguida, faça a barba como de costume com ajuda de uma lâmina bem amolada e espuma de barbear para não causar irritação e, em seguida, borrife um spray calmante e hidratante ou um pouco de água termal sobre a região da barba e todo o rosto;

3º passo - Passe um algodão embebido em tônico facial no rosto para controlar o excesso de oleosidade ao longo do dia;

4º passo - Finalize aplicando um protetor solar com textura fluida, que não deixe resíduos brancos, além de optar por uma fórmula não oleosa


Rotina noturna:

1º passo - Lave o rosto com o mesmo sabonete usado pela manhã;

2º passo - Aplique um sérum hidratante fortalecedor com textura bem leve para evitar o efeito rebote (excesso de oleosidade causado pela falta de hidratação na pele);

3º passo (opcional) - Agora você pode aplicar o tratamento indicado pelo seu dermatologista, como antirrugas, anti acne ou anti manchas.


Cuidados com o cabelo: como tratar a calvície, acabar com a caspa e a oleosidade do couro cabeludo


Os folículos pilosos do couro cabeludo são sensíveis aos hormônios masculinos e, por isso, mesmo na adolescência, já é possível notar alguns homens se tornando calvos. “O interessante é que eles não observam aumento na queda de cabelo, mas uma maior visualização da pele do couro cabeludo e acabam evoluindo com calvície de forma mais precoce e exuberante que nas mulheres. O ideal é iniciar o tratamento assim que notar as falhas”, recomendou.


Já para a caspa e oleosidade no couro cabeludo, é importante lavar o cabelo todos os dias para evitar que esses problemas permaneçam. Alterne o uso do seu shampoo de uso diário com um anticaspa, anti oleosidade ou até mesmo um esfoliante para o couro cabeludo.


Para manter uma barba bonita e saudável, a médica recomenda aparar com frequência e limpar com um shampoo anticaspa ou anti resíduos pelo menos uma vez por semana, conforme segue:

- Limpe o rosto com um sabonete específico para a sua pele e deixe-a umedecida antes de se barbear;

- Aplique a espuma de barbear. O recomendado é utilizar aquelas que contêm óleos que auxiliam na remoção do pelo junto com a lâmina do aparelho. Caso tenha pele sensível, procure espuma para barba com indicação para pele sensível;

- Ao utilizar a lâmina, certifique-se de que ela está em bom estado. É importante trocá-las com frequência para evitar contaminações e garantir um bom corte. Opte por se barbear com a lâmina no sentido do crescimento do pelo e evite passar por cima de espinhas;

- Limpe a pele com um adstringente e utilize um hidratante ou loção pós-barba


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page